Monitoramento e melhoria da qualidade dos serviços do SUS de tratamento do HIV/Aids - Projeto Qualiaids
Objetivo
Desenvolver diretrizes e metas de qualidade de modo a estimular práticas e intervenções de melhoria da qualidade dos serviços do SUS que prestam assistência ambulatorial a pessoas vivendo com HIV/Aids em todo o Brasil.
Método
Engajar profissionais de saúde, responsáveis técnicos, usuários e gestores locais da atenção em HIV em atividades de discussão, oficinas de trabalho e capacitações focadas na proposição de diretrizes, metas e práticas de melhoria da qualidade da assistência.
Base das atividades do projeto
Avaliação da situação atual de qualidade dos serviços a partir das respostas dos serviços de todo o Brasil ao Questionário Qualiaids, metodologia validada em inquéritos anteriores e atualizada para um novo inquérito nacional.
Desenvolvimento
De 2024 a 2026, de modo que cada fase subsidie a fase posterior: 1ª) Condução do inquérito de qualidade, análise e divulgação dos resultados; 2ª) Capacitações regionalizadas sobre práticas e intervenções de melhoria da qualidade; 3ª) estabelecimento participativo de diretrizes e metas de qualidade da organização da assistência e a disseminação de material educativo sobre a condução de intervenções de melhoria da qualidade.
Estrutura e coordenação
O projeto integra objetivos científicos e de gestão pública. É coordenado em parceria entre a equipe de pesquisa Qualiaids, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e o Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (DATHI/MS).
O projeto foi contemplado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no edital de Pesquisa em Políticas Públicas (Processo FAPESP 2023/08543-5)
Perguntas e comentários: Escreva para qualiaids@gmail.com
Coordenação FMUSP
Maria Ines Battistella Nemes
Coordenação DATHI
Draurio Barreira Cravo Neto